HISTÓRIA

             CANDOMBLÉ



   Candomblé é um culto ou religião de origem africana que foi trazida para o Brasil pelos escravos oriundos de países atualmente conhecidos como Nigéria e República do Benim. 
  Os seguidores de candomblé prestam culto e adoram os orixás, que são deuses ou dinvidades africanas que representam a força da natureza.
 O candomblé é mais conhecido na Bahia , em outros locais do Brasil é conhecido como "macumba" ( no Rio de Janeiro ) e Xangô ( no Recife ) . 
  

    RITUAIS DO CANDOMBLÉ 



 Os rituais do candomblé são liderados pela mãe-de-santo ou pai-de-santo , sendo que existe uma hierarquia definida.
 Muitas vezes os rituais são caracterizados por danças em adoração ao orixá, que encarnam no filho ou filha de santo. 
 As manifestações ocorrem nas casas ou terreiros , onde existem altares. Cada orixá tem um dia específico e mesmo alimentos próprios , que alguns seguidores evitam comer que são considerados proibidos ou não aconselhados .
 Nos dias de hoje , os rituais do candomblé fazem parte da cultura brasileira, sendo um elemento importante do folclore e estando em presente em várias tradições.
  

                UMBANDA



A umbanda é até ao momento , a única religião criada no Brasil, foi fundadanem 1917 na cidade Niterói . A umbanda é uma junção de elementos africanos ( orixás e culto aos antepassados), indígenas (culto aos antepassados e elementos da natureza), Catolicismo ( o europeu que trouxe o cristianismo e seus santos que foram  sincretizados pelos Negros Africanos), Espiritismo (fundamentos espíritas , reencarnação,  lei do "karma", progresso espiritual, etc) .
A umbanda adota para seus Orixás cores diferentes das utilizadas no Candomblé. 



CULTO UMBANDA: A umbanda tem como lugar de culto o templo, terreiro ou Centro que é o local onde os Umbandistas se encontram para realização do culto aos orixás e dos seus guias.
O chefe da culto no Centro é o pai ou mãe de santo. São os médiuns mais experientes e o maior conhecimento,  normalmente fundadores do terreiro. São quem coordenam os cultos e que irão incorporar o guia-chefe , que comandará a espiral idade e a materialidade durante os trabalhos . 
Como é uma religião espiritualista , a ligação entre os encarnados e os desencarnados se faz por meio de mediunidade.
Na umbanda existem várias classes de médiuns de incorporação , que irão "emprestar" seus corpos para os guias e para os orixás. 
Há também se atabaqueiros,  que transmitem a vibração da espiritualidade superior , por via dos atabaques, criando um campo energético favorável à atração de determinados espíritos , sendo muitas vezes responsáveis pela harmonia do culto .


Há os "Corimbas" , que são os que comandam os cânticos e as "Cambonas" que são encarregadas de atender as entidades , provisionando todo o material necessário para a realização dos trabalhos . 
Embora caiba ao sacerdote ou à sacerdotisa responsável o comando vibratório do rito , grande importância é dada á cooperação,  ao trabalho coletivo de toda a corrente mediúnica .
Segundo a umbanda , as entidades que são incorporadas pelos médiuns podem ser pretos-velhos,  caboclos,  boiadeiros,  mineiros,  crianças , marinheiros , ciganos , baianos,  orientais,  xamãs e exus. 


 

Veja um documentário sobre Umbanda: Clique aqui.



ORIXÁS





   "Orisha" é uma palavra "yoruba" para designar um ser sobre-humano , ou um Deus. Sobre os orixás , são consideradas duas vertentes distintas : monoteístas e politeísta. 
Na monoteísta , os orixás são manifestações do Grande Deus Olorum , criador de tudo. Todo o universo surge de Olorum através das radiações que são individualizadas e personificadas em orixás . Essas radiações são personificadas de formas diferentes nos diversos terreiros - depende da influência histórica que cada um sofreu . Na politeísta , cada orixá é considerado um Deus que se manifesta através dos elementos da natureza.
Os orixás são sete: Oxalá, Lyemonjá, Oxum, Xangô, Oxósse, Exú e Namã. 

              DIFERENÇAS ENTRE CANDOMBLÉ E UMBANDA 







        Aos olhos do povo , Umbanda e Candomblé são duas formas de denominar um mesmo culto. Mas na verdade, são duas religiões distintas, unidas apenas pelas roupas, pelos atabaques e pelo uso do transe mediúnico . Na umbanda trabalham com espíritos, como, caboclos , pretos-velhos,  ciganos , entre outros,  ou seja as incorporações  são feitas através de espíritos encarnados ou desencarnados em médiuns de incorporação. No Candomblé , só os orixás podem provocar a possessão , a nenhum espírito que tenha tido vida na terra é permitido este fenômeno,  então apenas as divindades da natureza são incorporados . Existem pessoas que praticam o candomblé e a umbanda , mas o fazem em dias, horários e locais diferentes.  Umbanda é candomblé são duas relígiões respeitáveis , porém tão distintas quanto o Protestantismo e o catolicismo.

              




       






Nenhum comentário:

Postar um comentário